Slider

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Bolo Cremoso de Chocolate e Avelã


Olá, queridos!

Próximo domingo é dia das mães! <3 
Não importa se sua mãe é de sangue, de coração, adotada, postiça... o que vale é o amor e sentimento envolvidos! E para retribuir todo o cuidado e chamego recebido diariamente que tal fazer um agradinho preparando um doce bem gostoso?
Esse bolo é espetacular, daqueles que não dá para comer um pedaço só. Não requer prática e nem habilidade: é do estilo mistura tudo e coloca para assar, mais fácil impossível, não é mesmo?
Provem e depois voltem aqui para me contar! ;)

Fica aqui o meu abraço bem forte e acolhedor para todas as mamães que seguem o blog a procura de opções para alimentar seus filhos da melhor maneira possível, que são dedicadas a aprender e pesquisar seja lá o que for, vocês são sensacionais! Tenho admiração e muito orgulho de cada uma de vocês! 

E um beijo especial na minha que me aguenta até hoje com uma paciência que ela deve comprar em potes para se abastecer! rs Te amo, mãe! 


Bolo Cremoso de Chocolate e Avelã
Fonte: adaptado do Saboreando a Vida

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem lactose e soja. Contém ovos e proteínas do leite. 

120g de chocolate meio amargo sem lactose (utilizei Bendito Cacau 65% da Cacau Show)
1/3 de xícara de chá de manteiga ghee*
3/4 de xícara de chá de açúcar demerara
1/4 de xícara de chá de cacau em pó puro sem açúcar
1/4 de xícara de chá de farinha de avelã (triturei as avelãs no processador, pode substituir por castanha de caju, amendoim ou qualquer outra castanha)
3 ovos

Derreta o chocolate em banho maria. Misture o chocolate derretido, manteiga ghee, açúcar demerara, cacau e farinha de avelãs. Bata ligeiramente os ovos com um garfo apenas para misturar e acrescente na massa. Despeje em uma forma redonda de 15 cm de diâmetro untada com manteiga ghee. Asse em forno médio preaquecido 180 graus por 25 minutos (somente isso para que ele fique cremoso!). Aguarde esfriar antes de desenformar. 

A calda de chocolate que usei foi a mesma que preparei para o bolo de cenoura, para visualizar a receita clique aqui. Enfeitei com frutas vermelhas, mas vocês podem utilizar o que desejar. só o bolo sem a cobertura ou frutas já é de arrasar! 

*O que é manteiga ghee?

A manteiga ghee é a gordura pura da manteiga, livre de água e de sólidos do leite, o que faz com que ela tenha uma quantidade não significativa de lactose (porém ainda contém traços de leite e portanto não é recomendada para alérgicos à proteína do leite de vaca). 
Pode ser comprada pronta em casa de produtos naturais ou preparada em casa. O processo é bem simples: é só colocar o bloco de manteiga na panela em fogo bem baixo ou se preferir em banho maria e aguardar derreter e a água evaporar. Vão formar 3 camadas - uma espuma branca em cima, um líquido amarelo no meio e resíduos brancos embaixo, que são os sólidos do leite. A espuma deve ser retirada com uma escumadeira, quando parar de formar espuma e o líquido amarelo estiver bem puro está pronta. Depois é só coar em um pano bem fino para segurar os resíduos. 

Monalisa, dá certo substituir a manteiga ghee por óleo de coco? Ainda não testei, acredito que vai ficar gostoso, porém com certeza a textura do bolo não será a mesma. 


"O amor é uma doação e não uma exigência. 
Quem realmente ama, dá tudo e não pede nada. 
Quem pede e exige da pessoa que diz amar demonstra que verdadeiramente não ama: 
ao contrário, revela o egoísmo em alto grau. 
Amar não é receber, é dar. 
Não é pedir, mas proporcionar felicidade desinteressadamente. 
O melhor exemplo do amor verdadeiro é o das mães, 
que sabem amar com renúncia". 
Minutos de Sabedoria - C. Torres Pastorino

E sabia que quanto mais doamos amor mais recebemos de volta? A conta nunca é negativa, sempre ganhamos mais praticando esse ato verdadeiramente. :) 


Gratidão!

Monalisa Cavallaro

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Daniela, que bom que gostou...conte depois como ficou e o que achou ;) Grande beijo

      Excluir
  2. Fiz! Usei manteiga normal (sem sal) e açúcar branco. Para a farinha, usei amêndoas. Ficou uma DELÍCIA. Ficou perfeita.

    <3

    Obrigada! Este blog é uma lindeza.
    Marceli

    ResponderExcluir
  3. Monalisa, no índice, esta receita consta como 'sem ovos', sendo que vão 3 :)

    Obrigada por compartilhar com a gente todas essas delícias. Eu não gosto muito de cozinhar, mas é ótimo ter opções, comer com gosto <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mar, obrigada pela sinalização, já alterei no índice, desculpe o equivoco.
      Agradeço pelo elogio ao blog, fico feliz com esse retorno.
      Grande Beijo!

      Excluir