Slider

terça-feira, 10 de julho de 2018

Salada de grão de bico com tahine e hortelã



Olha quem chegou: uma receita salgada! :) 

Hoje vim falar uma coisa: sabe aquela história de ter que incluir alimentos mais saudáveis na alimentação e não conseguir porque não tem ideia do que fazer, e então aprende uma determinada receita e faz até enjoar e depois nunca mais consegue olhar para aquilo? (Tá bom, acho que eu falei mais de uma coisa... hehe).

Então, vou dar um exemplo de como podemos diversificar. Alimento escolhido: senhor grão de bico.

Todo intolerante que se preza já provou homus (pasta de grão de bico feita com tahine, alho, limão, azeite) para passar no pão e comeu até enjoar. Certo?
(Se você respondeu não, calma que seu dia vai chegar).

Mas calma lá, não vamos excluir o grão de bico de nossas vidas. Como incluir o grão de bico de outras formas?

O primeiro pulo do gato pode ser a inclusão da farinha de grão de bico nas receitas, aqui no blog o que não falta é receita com farinha de grão de bico. O bom da farinha é que o sabor fica neutro, não precisa fazer o processo de deixar os grãos de molho ou correr o risco de dar gases ao consumir o grão com a casca. Digamos que a farinha é a facilidade pura. Ah, e você encontra em casa de produtos naturais e zonas cerealistas.

Apesar da farinha ser super mão na roda, é importante sim consumirmos o grão inteiro. As fibras presentes no grão vai agir de maneira diferente do que as presentes na farinha. Esse monte de microrganismo que habita seu intestino precisa de comida e eles vão literalmente dar pulos de alegria quando o grão de bico chegar. Além disso seu aparelho digestivo vai ter que dar uma trabalhava (ou ele tá pensando que a vida é fácil? Sua época de papinha amassadinha já passou faz tempo). 

Então meus amores, a segunda dica é incluir em saladas, e a sugestão de hoje é um homus reinventado: os ingredientes são praticamente iguais, mas o sabor, ahhhhh o sabor! Se a primeira vista não causar nenhuma tipo de atrativo saibam de uma coisa: é a minha salada de grãos PREFERIDA no restaurante onde trabalho. É leve, é refrescante, é aromática, é amor e eu queria comer como se não houvesse amanhã.

Ainda há inúmeros meios de incluir o grão, nem cheguei a mencionar as preparações quentes... mas isso fica para outro post. ;)


Salada de grão de bico, tahine e hortelã

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten, ovos e soja.

2 xícaras de chá de grão de bico cozido*
1/3 xícara de chá de tahine**
suco de 1 limão grande
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 xícara de chá de folhas de hortelãs picadas grosseiramente com a mão
Sal e pimenta preta a gosto

Como sempre, o preparo é muito difícil. Mistura tudo. Fim.

Claro que as quantidades podem ser ajustadas a gosto. Eu adoro sentir bastante o sabor do limão, mas se não for o seu caso é só colocar menos. A hortelã é picada a grosso modo com as mãos para manter o frescor e o aroma e não oxidar as folhas. Se for fazer a salada com antecedência, deixe para colocá-la ao servir. 

*o grão de bico deve ficar de molho na água por no mínimo 12 horas antes de cozinhar. Eu prefiro deixar por 24 horas porque não cozinho na panela de pressão, então quanto mais hidratado menos tempo na panela. Se for usar a panela de pressão deixe por 15 minutos a partir do momento que a panela começar a chiar.  

**pasta de gergelim encontrado em casas de produtos naturais e também em grandes mercados junto a produtos árabes ou na parte de enlatados (milho em conserva, atum, etc).

Com muito amor,

Monalisa Cavallaro

6 comentários:

  1. Olá, Maria! É a pasta de gergelim encontrada em casa de produtos naturais ou em grandes mercados. Beijos

    ResponderExcluir
  2. MONALISA BOA NOITE ! POR ACASO O GRÃO DE BICO SOLTA CASCA ? E SE SOLTA COMO VOCÊ TIRA ? OU TAMBÉM PODEMOS CONSUMI-LA ? OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Israel! Boa noite!
      A casca se solta sim, mas dependendo da receita eu não tiro para comer, nessa salada eu deixei a casca. Não tem problema consumí-la, essa casquinha é fibra, ajuda no funcionamento do intestino (desde que o consumo de água também seja adequado).
      Mas caso você sinta desconforto (tem pessoas que sentem inchaço na barriga, igual aos sintomas que algumas pessoas tem quando comem feijão), você pode tirar. A maneira que faço é apertando o grão depois de cozido, a casca se solta facilmente. Quanto mais cozido, mais fácil de tirar a casca. Abraços! :)

      Excluir
  3. Oiiieee!!! Eu tenho o tqhine aqui em cada mas acho ele muito amargo ...ja tentei colocar limão nele p comer com falafel mas nao rolou :/ ele fica amargo nessa salada?!ou será que os temperos e outros sabores sobressaem o amargor dele ?! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafaela! O tahine tem um gostinho característica mesmo, o que você pode fazer é colocar menos e caprichar nos demais temperos, assim o gosto dele não se sobressai. Grande beijo

      Excluir