Slider

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Brigadeiro vegano de.... você vai se surpreender!


A pessoa aqui some, mas quando aparece pelo menos traz uma receita fenomenal, inesperada, surpreendente! Muitas saudades de vocês e de me dedicar ao blog como antes. Estou em uma fase de muita dedicação em outras áreas da vida, mas espero de coração um dia voltar a ter a interação que tínhamos antes. <3

Para quem não sabe, além de terapeuta sou também Nutricionista e trabalho em uma empresa que atende refeições corporativas para diretoria de alguns bancos em SP há mais de 5 anos. Quando comecei a estudar Nutrição pensei que seguiria carreira na área clínica, porém a área de qualidade e segurança dos alimentos me pegou. É uma área que exige muita disciplina, organização e principalmente, cobrança (de mim e dos outros). É estressante? Muito (demais, totalmente, rs). Mas é uma coisa que não dá para explicar, é MUITO bom. Só tendo vocação mesmo pra escolher esse trabalho de doido, rs.

Nas nossas cozinhas tenho a sorte de me relacionar com pessoas maravilhosas! Esse povo lindo de cozinha (quando tem vocação mesmo e gosta – vale ressaltar rs) é puro amor. Tem diferença sim comer o mesmo prato preparado por duas pessoas diferentes, e não é só por causa do tempero não, a receita pode ser a mesma, mas a “mão” da pessoa e a energia dão sabores diferentes. Eu já pude comprovar isso diversas vezes.

Tenho sorte de conseguir provar muita coisa, o pessoal muitas vezes se compadece e já faz a receita sem lactose para que eu possa comer. Já me perguntaram se não é muito sofrido trabalhar em restaurantes, ver tantos pratos maravilhosos e não poder provar. Te falo que depois de mais de 10 anos de IL eu já estou acostumada de verdade. Eu vejo, sinto o cheiro e é claro que vem na memória o sabor do prato, mas nunca me atrevi a comer e correr o risco de passar mal, sempre tive muito medo.

E a área que eu mais comemoro de poder comer é a confeitaria. Como é mais difícil ter opção sem lactose, então quando tem minha vontade é fazer festa e soltar um rojão, kkk.
Por sorte, nosso confeiteiro Jaime Correa, que além de ter um talento para artes e pintura, tem uma bagagem em confeitaria sem lactose e se empenha muito na elaboração de receitas diferentes, muitas vezes sem lácteos e sem glúten.  Eu sou a maior apoiadora, por mim só teria sobremesa sem lactose, mas quem manda é o cliente, fazer o quê. Rs  

Dia desses ele me mandou mensagem dizendo que tinha feito um brigadeiro e que eu jamais adivinharia o tipo de leite que ele utilizou. E ele estava certíssimo, nunca teria pensado nessa possibilidade.

Quando eu comi, senti uma textura de brigadeiro tradicional, sabor acentuado de cacau do jeito que eu gosto, e não tinha nenhum resquício de outro sabor como no caso do brigadeiro de leite de coco. Estava totalmente neutro, só conseguia sentir o cacau e o docinho do açúcar. Não tinha como adivinhar, estava divino e espetacular.

Qual foi a minha surpresa quando ele me contou que o leite em questão era de semente de melão?! Gente, fala sério, né? E dá para enrolar sem usar chocolate em barra, apenas cacau.
Eu amei, fiz questão de colocar no blog e espalhar isso para o mundo!
Além de gostoso é sustentável, se eu soubesse nunca teria jogado fora as sementes de todos os melões que eu já comi, kkkk.

Façam e voltem aqui para agradecer ao Jaime que gentilmente me cedeu a receita para postar para vocês. Sigam ele no Instagram também no perfil @missch_erry e @correajai :) 


Esse quindim que ele está segurando na foto também é sem lactose e sem brincadeira: é o melhor quindim que já comi. Mas a receita do quindim vem no próximo post porque esse já está gigante.

Equipe disciplinada ao extremo não tira a máscara nem na hora da foto para o blog!


Leite de sementes de melão
Fonte: receita cedida pelo super confeiteiro Jaime Correa

- 2 xícaras de semente de melão
- 2 ½ xícara de água

Separar as sementes do resíduo de melão, hidratar em água morna, quando esfriar deixe pernoitar na geladeira.
Depois escorra a água e bata no liquidificador com 2 xícaras e meia de  água por uns 5 minutos
Coe no saco de voal ou pano limpo.


Brigadeiro vegano
Fonte: receita cedida pelo super confeiteiro Jaime Correa

- 500ml de leite da sementes do melão
- 300g de açúcar demerara
- 100g de cacau em pó 100% (de preferência Callebaut!)
- 30g de óleo de coco

Misture tudo e leve ao fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos (ele terá uma textura de calda grossa, vai dar o ponto depois de esfriar).
Boleie no tamanho que preferir e passe no cacau em pó ou nas raspas de chocolate (sem leite).
Manter refrigerado!


Grande beijo!


8 comentários:

  1. E onde encontro esse leite de semente de melão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giullia! Tudo bem?
      A receita do leite de semente de melão está no post. :)
      Beijos

      Excluir
  2. Que fantástico... Já olhei para o melão com outros olhos! Kkkkk
    Estou agora mesmo juntando sementes! Sabe a melhor forma de conservar? O melhor seria já comprar uma qtde de melões q já de duas xícaras neh?
    Em média quantos melões?
    Será q independe do tipo de melão?

    Ansiosa para testar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beibiane!
      A quantidade vai depender muito do melão mesmo, nós testamos até agora com o melão amarelo (o mais comum). Eu acho melhor comprar de uma vez só porque acho as sementes frágeis. Acredito que deve aguentar uns 3 dias na geladeira, depois disso já começa a ficar estranho.
      Me conta quanto testar! :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Monalisa o seu blog é o máximo, mesmo com receitas mais antigas, testei várias receitas daqui e todas deram super certo. Muita gratidão por voltar a postar novidades. Sucesso e luz na sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michelle! Que comentário mais lindo, alegrou meu coração! <3
      Fico muito grata e te desejo muita luz e sucesso também!
      Grande beijo

      Excluir
  4. Não creio que encontrei Jaime aqui *-*
    Obrigada por esse blog lindo de morrer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Você conhece o Jaime? Que legal!!! kk
      Muito obrigada, querida! Beijo grande!

      Excluir