Tahine é uma pasta de gergelim muito utilizada na culinária árabe. Sabe homus (pasta de grão de bico)? Um dos ingredientes do homus é o tahine!
Amo comer de manhã no pão/crepioca e quando quero dar aquela sustança faço 2 ovos mexidos e coloco 1 c. de sopa de tahine, misturo tudo e fica uma delícia! Tb dá para usar em molho de saladas e em receitas.
Mas porque é tão interessante utilizá-lo? Porque gergelim é rico em cálcio e quando consumido como pasta ao invés de semente conseguimos comer uma quantidade maior, ou seja, mais nutrientes!
Além disso contém gorduras boas, então se vc ainda está preso ao uso de manteiga/margarina, dê uma chance para ele!
Talvez se você provar puro assim de primeira vai estranhar porque tem um sabor forte e bem característico, então você pode usar essa receitinha aqui que dá uma acidez maravilhosa!
🔹Dá para comprar o tahine pronto (tem uma marca que vem em uma lata e foi essa que usei na foto, ele é mais grosso por ser integral e não é dos meus preferidos. Tem outra marca chamada Sésamo Real que faz o tahine com o gergelim descascado e também com o germinado que é maravilhoso).
🔹Ou você pode fazer em casa: compre gergelim descascado, forno até ficar levemente dourado e depois bata no processador até ficar uma pasta lisa. Tem que ter paciência pra bater, mas dá certo e sai mais barato.
🔹Se vc curte um sabor doce, pode passar no pão/tapioca/panqueca e pingar gotinhas de mel ou melado de cana em cima, fica tão gostoso!
Pastinha mais simples do mundo:
🔹1 xíc. de tahine
🔹Suco de meio limão grande (ou a gosto)
🔹Pitada de sal
🔹Água até dar o ponto desejado
Misture o tahine com o limão. Vai ficar uma pasta bem grossa! Então coloque o sal e acrescente a água em colheradas aos poucos até ficar na consistência desejada. Guarde na geladeira.
É tão gostoso acordar, comer uma coisa gostosa sabendo que faz bem pra gente! Só de pensar que no início da IL eu usava creme vegetal p/ tudo pq pensava que era a substituição mais lógica para a manteiga...
Não façam isso, variem as opções, se quiser comer tudo bem, mas não precisa ser todos os dias, né?
Grande beijo,
Mona
Nenhum comentário:
Postar um comentário