Slider

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Torta de Alho Poró


Olá!

Receita fácil, rápida de fazer e muito gostosa! 
Uma simples torta de liquidificador, mas que com algumas pitadas diferentes acabou se tornando A torta.

Coloquei por minha conta a farinha de banana verde na massa  e achei que a textura mudou muito, ficou ótima! E além disso, temperei meu recheio com tempero baiano e ficou aquele apimentado gostoso!

Essa é minha última semana de provas (ufa!), então a partir da semana que vem vou começar a publicar algumas receitas para o Natal. Estou super ansiosa para prepará-las, tenho certeza que vocês vão adorar! :D


Torta de Alho Poró Sem Lactose
Fonte: ligeiramente adaptada do site M de Mulher.

2 colheres de sopa de creme vegetal (ou manteiga ghee ou óleo vegetal)
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
3 unidades de alho poró cortados em rodelas
sal a gosto
1 xícara de chá + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de chá de leite de soja para uso culinário (sem açúcar)
1/2 xícara de chá de amido de milho 
2 colheres de sopa de farinha de banana verde (opcional)
1/4 xícara de chá de azeite 
1 colher de chá de sal
3 ovos
1 1/2 colher de sopa de fermento em pó
orégano a gosto

1. Prepare o recheio: refogue a cebola e o alho no creme vegetal, acrescente o alho poró e continue refogando até ficar macio. Tempere com sal e outros temperos de seu agrado.
2. Dissolva as 2 colheres de sopa de farinha de trigo em 1 xícara de leite de soja para uso culinário. Acrescente ao refogado e cozinhe até engrossar. 
3. Enquanto o recheio esfria, prepare a massa: bata no liquidificador 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de chá de leite de soja para uso culinário, o amido de milho, a farinha de banana verde, o azeite, sal e ovos. Quando estiver homogêneo, acrescente o fermento em pó e bata mais uma vez somente o suficiente para misturar o fermento à massa.
4. Coloque metade da massa em uma forma redonda de 25 cm untada com creme vegetal (não precisei untar, minha forma é anti aderente), coloque o recheio em colheradas em cima da massa e complete com o restante da massa. Salpique orégano e leve ao forno médio (180 graus) até dourar.


Beijos e Ótima Semana a Todos!

2 comentários:

  1. Oi, Monalisa!
    Vim ver o teu blog e achei bem 10! Estou te seguindo! Amei as receitas também! Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Monalisa, além de que deve ter ficado gostosa, sua torta ficou linda! Se a gente come também com os olhos (pela net, SÓ com os olhos, que pena rs), fico quase satisfeita, hehe. Beijos!

    ResponderExcluir