Slider

domingo, 25 de março de 2012

Bolo e Muffins de Cenoura Sem Lactose



Olá queridos e queridas!

Sabe aqueles dias em que menos é mais? Quanto menos complicação e menos trabalho der melhor?
Estou assim ultimamente. Infelizmente o meu tempo para a cozinha está cada vez mais curto. 

Mas mesmo com a falta de tempo, decidi que vou fazer uma coisa que queria fazer a muito tempo: vou preparar todas, absolutamente todas as receitas que os leitores tão gentilmente me mandaram e que eu ainda não tive a oportunidade de fazer.

Não tenho como prepará-las por ordem de envio, vou fazer de acordo com a disponibilidade da minha despensa. Se tiver os ingredientes eu faço, se não tiver, vou providenciar e assim vou fazendo aos poucos.

Eu poderia simplesmente publicar as receitas recebidas e pronto. Mas não vou fazer isso.  
Faço questão de preparar todas. Se você cedeu um pouquinho do seu tempo me enviando e-mail, contando sobre a receita, mandou fotos, teve todo esse cuidado, fico muito feliz e agradecida e desejo te dar um retorno e contar o que eu achei da sua receita, assim como você faz comigo.

Então pessoal, a partir da próxima postagem as receitas serão exclusivamente de leitores. =)

A receita de hoje é de um blog que eu gosto muito, o Aromas e Sabores. Fiz essa receita algumas vezes e como vocês podem ver, preparei na versão bolo e muffins. Adorei! 


Bolo ou Muffins de Cenoura Sem Lactose
Fonte: receita do site Aromas e Sabores, da Andréa Potsch.

300 gramas de cenoura crua sem casca e picada
1 xícara menos um dedo de óleo vegetal
4 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras de açúcar (coloquei 1 1/4 de xícara)
2 1/2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara de amido de milho
1 colher de sopa de fermento químico em pó
Canela em pó e açúcar para polvilhar (opcional)

Quer fazer bolo de cenoura com calda de chocolate?
Então faça essa calda de BRIGADEIRO sensacional! E aproveite para conferir a outra receita de bolo de cenoura diferente que tenho no blog. 

1. Bata no liquidificador a cenoura com o óleo, ovos e extrato de baunilha até ficar homogêneo.
2. Misture a pasta de cenoura com o açúcar. Adicione a farinha, o amido e o fermento.
3. Distribua a massa em forminhas de papel para muffins. Se utilizar forminhas de alumínio, unte e enfarinhe. Leve para assar em forno médio pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos. Faça o teste do palito (Caso prefira um bolo grande, unte a forma com creme vegetal e leve parar assar até as bordas ficarem levemente douradas).
Quando retirar do forno, polvilhe canela e açúcar se desejar. 

Rendimento: Consegui 14 muffins (enchi bastante as forminhas).

                               

Beijos e Ótima Semana a Todos!

19 comentários:

  1. Querida Monalisa,
    Nossa!!! Fiquei babando aqui no meu notebook olhando as suas fotos...
    Por favor, passe um desses muffins...
    Hummm!!! Que DELÍCIA!!!
    Grande beijo e uma ótima semana, Irene

    ResponderExcluir
  2. nossa, muito legal a atenção que você dedica ao blog e aos leitores!!
    Monalisa, preciso te perguntar...eu tentei fazer um bolo de limão, mas tive que bater no liquidificador, ele ficou baixo, não cresceu...
    to doida pra fazer essa receita, mas vai que não dá certo de novo?!
    bjss!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Irene! Muito Obrigada, ótima semana para vc tb! Bjos =)

    Olá Paola! Será que o fermento que vc utilizou na receita estava bom? Eu já fiz algumas receitas de liquidificador e nunca tive problema. Uma coisa que não deve ser feita é bater o fermento no liquidificador, eu sempre o misturo a mão com o restante dos ingredientes já batidos (como descrito nessa receita do bolo de cenoura) ou senão coloco no liquidificador e aperto o botão pulsar, só para dar uma misturada rápida. Espero que dê tudo certo e que vc possa provar esse bolinho tão gostoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Monalisa, o bolão de cenoura ficou lindo, mas os seus bolinhos ficaram incríveis! Nossa, cresceram redondinhos, coisa de revista! Já tenho uma receita de bolo de cenoura sem leite, caso precise :) Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. 300gr de cenoura dá mais ou menos quantas unidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, muito aproximadamente 2 cenouras médias. Como a minha noção de médio pode ser bem diferente da sua, fica muito relativo... se vc puder pesar, nem que seja no mercado mesmo na hora da compra, será mais seguro. :) Beijos!

      Excluir
  6. oiiii! fiz essa receita agorinha! Ficou uma delícia! mas substitui alguns ingredientes, ao invés de de 2 xícaras e meia de farinha, coloquei 1 e meia de farinha normal e 1 de farinha integral, substituí também o açucar por açucar mascavo e coloquei 7 gotas de sucralose. O gosto ficou perfeito e ele ficou suuuuper fofinho, to me segurando pra não comer todos! hahaha brigada pela receita, sempre acompanho o blog e amoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Que ótimo que deu certo e com as suas substituições deve ter fica maravilhoso! Obrigada pelo retorno, fico muito feliz! Beijão!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Paulinha, te mandei um link na mensagem que você enviou no facebook com uma listagem, ok? Beijos

      Excluir
  8. Acabei de fazer o bolo, que receita maravilhosa. É a primeira de várias outras que farei o teste. Sou IL há 6 anos (de descobrimento, pq com certeza já tinha antes), já tive idéia de fazer blog que nem você, mas confesso que me deixei levar pela preguiça.
    Parabéns pela iniciativa, só nós sabemos o quão difícil é adaptar as receitas, criar novas, sair para comer...mas com pessoas como você tudo se torna menos "tenso".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pelo comentário!
      Não se deixe levar pela preguiça, faça seu blog sim! :)))
      Conforme você for testando as receitas passe aqui para me contar o que achou, ok?
      Grande beijo!

      Excluir
  9. Parabéns pelo seu blog, é uma iniciativa muito boa e próspera para com todos nós IL's.
    Descobri minha IL em 2008 e sofri muito com a retirada do leite e derivados, uma vez que fui criada como uma "bezerra", filha e neta de mineiros. Desde então bolo só em casa e com suco de laranja no lugar do leite, ou as vezes com a substituição deste pelo refrigerante. Bolo de cenoura eu amo, e sempre experimento as receitas da internet, e confesso que essa que você postou ficou além de linda, maravilhosa quanto ao sabor.
    Não tinha pensado no açúcar com canela, e confesso que fiquei receosa ao colocar em cima da cenoura, mas não é que ficou espetacular? Daqui para frente quando tiver vontade de comer canela vou fazer esse bolo.
    Enfim, chega de delongas, só tenho a parabenizar você, mais uma vez, pela iniciativa do blog e pela receita, ambos sensacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Gabriela!
      Muito obrigada! Fico lisonjeada com um comentário tão bonito!
      Que ótimo que você gostou do bolo, a canela dá um toque a mais mesmo, não é?
      Grande beijo! :)))

      Excluir
  10. Olá, gostaria de saber se posso utilizar a mesma receita para fazer outros bolos, fazendo algumas adaptações como acrescentar no lugar do óleo acrescentar suco de limão, e no lugar da cenoura algumas raspas de limão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A cenoura faz parte da estrutura da massa do bolo, então não recomendo a sua substituição, principalmente se for por raspas de limão. Beijos

      Excluir
    2. Teria alguma receita que poderia me indicar de bolo de limão ou baunilha que não leve óleo?

      Excluir