Slider

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Era uma vez uma fruta que virou doce...

De vez em quando bate aquela vontade de comer doce, não é mesmo? Principalmente depois do almoço e do jantar.
Algum tempo atrás, quando eu deixava escapar essa vontade em voz alta dizendo: “Ai que vontade de comer um doce...” sempre tinha alguém por perto para falar a famosa frase: “Come uma banana” ou “Come uma fruta”.

A minha resposta sempre era a mesma: E por um acaso fruta é doce??? Eu queria é brigadeiro pra comer de colher, um pudim de caramelo, uma caixa de ferrero rocher! Uma lata de leite condensado já resolveria o meu problema...
E eu sempre acabava não comendo nada, nervosa e indignada de um dia ter provado brigadeiro e saber qual a diferença entre ele e uma fruta.

Lembro de um dia como estes, que eu queria muito comer brigadeiro, mesmo sendo feito com leite condensado de soja (que não é a mesma coisa, cá entre nós, mas é o que temos). Já era tarde da noite e eu fui para a cozinha prepará-lo, porque eu TINHA que comer, estava com necessidade!

Procura a lata de leite condensado de soja daqui, procura a lata de leite condensado de soja de lá. Cadê a bendita lata? Vou para o quarto dos meus pais acordar minha mãe (!) porque eu queria saber onde estava a la-ta. Foi aí que minha mãe me lembrou que eu a tinha usado no dia anterior.
Pronto. Foi o motivo para eu ir dormir chorando.
Como é terrível sermos privados de coisas que antes eram tão simples!

Mas... Como a vida continua, o jeito é nos adaptarmos à novos gostos e novos sabores.
Hoje quando dá aquela vontade de comer doce  e eu não tenho tempo de preparar nada ou não tenho ingredientes suficientes, eu como frutas, mas de maneiras diferentes. [Vale ressaltar que o doce nesse contexto significa: doce de uma maneira geral. Se estou com vontade de comer O doce em específico, nenhum substituto vai resolver, hehe]

Experimente comer frutas quentes ou assadas. É incrível como a fruta quente dá uma diferença. Mata a vontade do doce e não fica aquela sensação fria, de vazio. O quentinho da fruta te aquece e mata mesmo a vontade.
Fora que é bem mais saudável do que os doces que comíamos antes (não exagerando muito no açúcar, é claro).

 1. Banana: nada disso de comer banana pura descascada e sem graça.
Eu a coloco no forno com casca e tudo até a casca ficar preta, depois faço um corte de ponta a ponta na casca e coloco canela e açúcar.
Ou senão, a corto em rodelas não muito finas, coloco numa panela pequena com um pouquinho de água, o suficiente para cobrir o fundo da panela, jogo açúcar, cravo, canela, essência de baunilha (às vezes só açúcar e achocolatado sem lactose) e deixo ferver até ficar molinha e a água evaporar, quase um doce de banana.

2. Morango: use a receita de morango assado da Patricia e foque somente no morango! Sei que é maldade olhar para a foto da receita! rsrs Esse blog é um dos blogs mais caprichados que sigo. Ela faz tanta, mas tanta receita boa! Sou sua seguidora fiel e sempre tento adaptar suas receitas utilizando ingredientes que posso consumir, pena que nem sempre é possível. :(

3. Figos: achei muito boa essa receita. (excluam a manteiga)

4. Abacaxi: se eu tiver tempo coloco no forno, senão coloco uma rodela num prato fundo e vai pro microondas 20 segundos ou um pouco mais até ficar mais macio. Se ele estiver doce, coloco raspas e gotinhas de limão. Se estiver azedo, açúcar. Você também pode colocar algumas folhinhas de hortelã em cima quando for comer, fica uma delícia!

5. Pêra: esta receita de pêras assadas com merengue mata qualquer vontade.

6. Maçã: eu a descasco, tiro as sementes e corto no meio. Coloco num prato fundo com canela e mel, microondas por 30 segundos ou até ficar macia e voilá.


Para variar, você pode usar diferentes tipos de açúcar, ora o mascavo, ora o demerara... não fique sempre no refinado. Não gosta de canela? Coloca outra coisa!


Se você prefere algo mais refrescante para os dias mais quentes, a nossa leitora Jackeline Amaral deu uma dica na página do blog no Facebook, de comer frutas com o creme vegetal tipo chantilly da Fleischmann.

A Jacke explica: “basta ser batido gelado, e vira um creme delicioso para ser acrescentado a vários doces, ou ainda ser comido com frutas (morango, pêssego em calda, abacaxi... enfim). É totalmente sem lactose. Muito Gostoso.”

Você também pode variar e comer salada de frutas com diferentes tipos de calda.

Deixo aqui três opções de caldas: morango (adicionem 3 ou 4 colheres de sopa de açúcar - ou à gosto - nesta receita se forem utilizá-la como calda para frutas), maracujá e chocolate.


Espero que este "apanhado" de pequenas receitas ajudem. São dicas simples, mas que fazem a diferença no dia a dia.

:D

Um comentário:

  1. Como é bom ter alguém que entenda, por mais que expliquemos eles não entendem, só realmente sabe quem passa por isso

    ResponderExcluir