Slider

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Leite ZERO Lactose Piracanjuba


Queridos, esqueci completamente de contar para vocês... 

Um amigo foi na feira da APAS (Associação Paulista de Supermercados) e me ligou de lá super empolgado para avisar que a Piracanjuba está lançando um leite de vaca sem lactose - o primeiro leite zero lactose do Brasil!

Eu pedi para que ele tirasse uma foto do leite e me enviasse para que eu pudesse divulgar para vocês e... eu esqueci. Gente, a idade está chegando, sabe como é... me desculpem!

Então o negócio é o seguinte: já temos pelo menos 1 marca brasileira que está comercializando este tipo de leite que é super normal em outros países. Quando eu estava no Canadá, tomava um leite zero lactose da marca Lactaid (sim, a mesma marca da enzima). O leite torna-se sem lactose porque é adicionada uma enzima que faz a "quebra" da lactose. 

Eu ainda não o encontrei nos mercados, então não tenho ideia de preços. Enviei um e-mail para o SAC da Piracanjuba para saber dos pontos de venda e recomendo que vocês façam o mesmo.
Diz aí se não é uma notícia MARAVILHOSA! :D 

Link do site da Piracanjuba, clique aqui.
Formulário do SAC, clique aqui.

Obs. esse leite não é recomendado para os alérgicos à proteína do leite de vaca. Somente a lactose é "quebrada", a proteína permanece do mesmo jeito, então os alérgicos não podem consumir.

Próximo post é receita, prometo! ;)

Beijos!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Feira Naturaltech 2012 - parte 2

Olá!

Esta é a parte 2 com os produtos das Feiras Naturaltech e Bio Brazil Fair.
Não viu a parte 1? Clique aqui.

RESUMÃO PARTE 2

Leites vegetais


La Finestra Sul Cielo - distribuído no Brasil pela Quinua Real. Leites de arroz nas versões: com cálcio, avelã, amêndoas, aveia, enriquecido com ômega 3 e leite de aveia com cálcio. Destaque para as massas sem glúten de milho (espaguete, penne e fusilli) e de arroz (fusilli, espaguete).
Muitos me disseram que antes encontravam os leites dessa marca em mercados e lojas especializadas e que hoje não encontram mais. Entrem em contato com a Quinua Real (vendas@quinuareal.com.br) e peçam os pontos de venda, eu recebi a listagem de SP e já está disponível em diversos locais!

(Parêntesis): Pelo que eu pude perceber, as empresas estrangeiras estão chegando com muito mais força (Tofutti, Minus L, entre outras...). Essa empresa e a próxima que vou falar abaixo, são empresas estrangeiras com foco em leites vegetais. Isso é uma boa notícia porque demonstra que a oferta de produtos e a concorrência estão crescendo e que, mais cedo ou mais tarde, os preços precisarão ficar mais competitivos (estou falando de leite de arroz principalmente. Não estou levando em consideração os leites de soja que já tem um preço razoável). E aí "opção nacional de leite de arroz" (vocês sabem qual é), vai abaixar o preço ou não?


The Bridge - Cereal to drink - Importado e distribuído por Sítio do Moinho Alimentos Orgânicos (RJ) - Leites vegetais de arroz com baunilha, amêndoa, cacau, com cevada tostada, leite de aveia e leite de amêndoas. Destaque para o creme de arroz para culinária (outro substituto para o creme de leite!).
Onde encontrar? clique aqui. Entregam para o Brasil inteiro via transportadora ou correio.


Native - Muitos já devem conhecer o achocolatado Native instantâneo que é ótimo e sem lactose. Além disso, tem os leites de soja sabor original e chocolate, sucos e cereais matinais, e o lançamento das barrinhas de cereais. Onde encontrar? Clique aqui. 


Isola Bio - distribuído no Brasil pelo Pão de Açúcar. A Isola Bio oferece uma linha imensa de bebidas vegetais, como por exemplo: variações com leite de arroz, soja, arroz e amêndoas, arroz e avelã, arroz quinoa e cacau, espelta, milho branco, entre outros (confiram a lista completa aqui). Eles também oferecem o creme de arroz e um creme de espelta (clique aqui).

Miscelânea


Blessing Orgânicos - geleias e chás orgânicos. Destaque para o purê de maçã (1% suco de limão e 99% polpa da fruta), elaborado sem açúcar. Onde encontrar? clique aqui.

Ouro Verde Amazônia - azeite de castanha do pará extra virgem e creme de castanha do pará que pode ser utilizado no preparo de peixes, risotos, pães e recheios. Fiquei muito curiosa com a combinação peixe-castanha do pará... alguém já utilizou? Onde encontrar? clique aqui.

Lotus Produtos Naturais e Indianos - destaque para o Ghee - manteiga clarificada sem lactose. Onde encontrar? clique aqui. Possuem loja virtual

Novo Citrus - gostei dos doces sem lactose e sem glúten: melancia, figo, banana, entre outros. Onde encontrar? clique aqui.


Mantí-Biô - geléias, sucos, doces e sorvetes sem lactose. Picolés sabor: amora, framboesa e frutas vermelhas. Onde encontrar? clique aqui.


Nature Alimentos - "salgadinhos" assados preparados com cereais integrais e isentos de lactose. Aromatizados artificialmente. Contato: alimentonature@gmail.com tel (15) 3282-2866.


Mandara doces - uma linha imensa de doces de frutas (cereais em barra, stick de frutas, frutas de bolso, docinhos para festas) e o pão de mel sem lactose e sem ovos que já apareceu aqui no blog. Onde encontrar? clique aqui.

( Parêntesis "momento paulista" - não conhecia essa castanha chamada Baru - castanha nativa do cerrado Brasileiro, gostei muito! E achei um luxo termos o açaí liofilizado!)

_______________________________________________________________________

Por sugestão da Letícia Casoni, segue o TOP MAIS da feira:

- TOP + Chocolates: Carob House, achei tudo muito gostoso, principalmente as opções com recheio como damasco, coco, banana e o bombom de marzipan. Delícia!

- TOP + Bolos e Pães: Não consegui provar muita coisa, mas fico com o Emporium Vida pela variedade de produtos e principalmente pelos bolos e molho pesto.

- TOP + Patês, Tofu e sobremesas de soja: Nota 1000 para Sabor da Terra, o patê fica MUITO gostoso. O Tofu Cream sabor defumado da Ecobrás também é muito bom.

- TOP + Leites Vegetais - os leites foram os únicos produtos que não consegui provar nenhum. Mas no quesito atendimento e atenção o La Finestra Sul Cielo ganhou em disparado, faço questão de comprar para provar.

- TOP + Miscelânea - produtos da Mandara que são gostosinhos e práticos para levar para qualquer lugar.
______________________________________________________________________

Bom pessoal, esses foram os produtos sem lactose que eu encontrei. Como eu expliquei para vocês no post anterior, as feiras não eram específicas de produtos sem lactose, mas sim de produtos orgânicos e de alimentação saudável e por isso, foi possível encontrar alguma coisa.
O que eu consegui sentir é que o mercado está aquecendo. Vocês conseguem comparar hoje versus 5 anos atrás? Ainda falta muito, mas as coisas já começaram a se movimentar... 

Vamos lá Brasil melhorar a qualidade de vida de quem tem restrição alimentar!


Beijos!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Feira Naturaltech 2012 - parte 1

Olá queridos!

Este ano tive a oportunidade de comparecer na Naturaltech (Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde) e na Bio Brazil Fair (Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia). As duas feiras aconteceram juntas na Bienal do Ibirapuera nos dias 24/05/12  a 27/05/2012.

Tirei fotos de todos os produtos sem lactose que encontrei para mostrar para vocês. Pode ser que muitos produtos vocês já conheçam... Como haviam expositores de diversas cidades e estados, algum produto que não é novidade para você, pode ser novidade para mim e vice versa.

A feira foi uma boa oportunidade para conversar com os representantes e fazer degustações. Muitos produtos estavam sendo comercializados, então foi ótimo conseguir adquirir aqueles que são mais difíceis de achar.

Infelizmente ainda não temos um corredor exclusivo decente para alérgicos/intolerantes nos supermercados, é preciso fazer uma verdadeira caça aos produtos sem lactose. Até alguns produtos que são de SP eu não conhecia, acreditam?

Não vou dar a minha opinião "gustativa" sobre os produtos porque gosto é gosto e cada um tem o seu. Vou fazer um post bem resumão mesmo para cada um tirar a conclusão por si só. Mais justo assim, né? (a não ser que me perguntem... não serei indelicada de te deixar sem uma reposta... hahaha)

Está-aberta-a-temporada-de-caça-aos-produtos!

RESUMÃO DA FEIRA - PARTE 1

Chocolates:


Lançamento Vitao - barrinhas de chocolate "zero açúcar + mais sabor". A barrinha de chocolate meio amargo 50% cacau é isenta de lactose. Veio concorrer com a barrinha do Nestlé Classic Zero, não acham? Onde encontrar? clique aqui.


Chocolates Chocolife - disponíveis na versão 30 g e barras com 500 g. As barras 70% e 50% cacau são sem lactose. Onde encontrar? clique aqui.


Carob House - Alfarroba - Boa variedade de produtos. Destaque para Alfarroba com banana, coco, damasco, bombons com marzipan e a alfarroba com creme de avelã (potinhos na foto acima) - um substituto sem lactose para a Nutella! Onde encontrar? Entre em contato por telefone ou por e-mail com o distribuidor: (11) 3661-6164 primaveradiet@hotmail.com. 


No stand da Carob House havia degustação da alfarroba e do chocolate branco sem leite Tri-gostoso (foto acima). 
(Parêntesis): se esse chocolate fosse comercializado da maneira como estava na feira e com a opção de colocar frutas (como existem em alguns shoppings, sabem aqueles quiosques de "fondue de chocolate com frutas"?) seria mil vezes mais gostoso do que em barra. O chocolate derretido, morno e com alguma fruta (para que não fique tão enjoativo) dá uma combinação perfeita. Não aguentei, prometo que expressarei minha opinião só desta vez, hahaha. 

Bolos e Pães


Emporium Vida - Integrais, Veganos e Orgânicos  (MG) - Boa variedade de bolos (cacau com castanha, cuca de banana, húngaro com chocolate meio amargo, nozes), Pães diversos, Cookies e conservas - destaque para o molho pesto com azeitona e com tomate seco. Os produtos são sem lactose, porém reparei que nos produtos com chocolate meio amargo vem a informação no rótulo dizendo que "Pode conter traços de lactose". Onde encontrar? clique aqui.


Pão do Céu (SP) - Grande variedade de pães, mini bolos e biscoitos. Onde encontrar? clique aqui.

Alimentos Rudá (RJ) - Fui informada de que as opções de bolos sem lactose são somente "Bolo de banana com castanha do pará" e "Bolo de laranja". Onde encontrar? clique aqui.


Padaria Sabor da Saúde e Biscoito de polvilho Crek Crek (SP) - São produtos sem glúten, sem leite, sem ovos e sem soja - pães, bolos... Vou fazer um "Comendo fora" sobre eles, já fui visitá-los. Aguardem!   Onde encontrar?  clique aqui - possuem loja virtual.

Patês, Tofu e Sobremesa de soja


Sabor da Terra (SP - Bragança Paulista) - a grande surpresa foi que eles ensinaram a fazer uma patê misturando somente o extrato de soja com o óleo de coco. A proporção vai depender da textura que você deseja atingir (quanto mais óleo você colocar, mais cremoso fica) e o sabor é você quem escolhe, é só misturar junto. Na foto a esquerda vocês podem ver 3 opções de patês: tomate seco, ervas finas (verde) e orégano (branco e mais grosso para demonstrar a diferença de textura). Onde encontrar? Clique aqui.


Pilões Agro-indústria (SP - Guaratinguetá) - Patês de soja de diversos sabores, tofu temperado, iogurte de soja, entre outros. Onde encontrar? Clique aqui.
Dica: Eles estão todas as terças, sábados e domingos das 7h as 12h na Feira do Produtor Orgânico da AAO dentro do Parque da Água Branca - Av. Francisco Matarazzo, 455 - Perdizes - SP.


Ecobras (RJ) - Tofu, Homus, Tofu cream (patês sabor defumado e original), sobremesas de soja chocolate e cafélatte... Onde encontrar? Clique aqui.
(Parêntesis) - Quem acompanhou o debate no facebook sobre sobremesas de soja... Sim, essa é a sobremesa de soja sabor café que eu falei. Sem Mais, Monalisa. hahaha



Dividi em duas partes para não ficar muito grande. Para ler a parte 2, clique aqui.

Beijos! 

domingo, 27 de maio de 2012

Pão de Queijo Mega Especial com Truque (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)


Pessoal, não estou me aguentando de empolgação ao colocar no ar este post para vocês! hahaha \o/

Ontem eu tive um encontro culinário com a minha amiga Carolina Beraldi. Nós nos conhecemos através do blog e resultou numa parceria super gostosa, está vendo só como essa internet é útil? ;)
Nos encontramos para preparar duas receitas e hoje apresento para vocês esse SUPER pão de queijo.

A leitora Cléo Bezerra de Brasília me mandou um e-mail faz algum tempo dando uma sugestão genial. A mãe da Cléo é uma confeiteira de mão cheia e uma das coisas que a mãe dela usa é essência de queijo. Então a Cléo me perguntou se eu já tinha experimentado utilizar essências para preparar receitas. Gente, como eu nunca pensei nisso antes? 

Podem ficar tranquilos que a essência pode ser utilizada sem problemas. Eu mandei um e-mail para o SAC da Arcólor (que foi a marca que eu usei) perguntando se intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca poderiam utilizar a essência da marca e a resposta foi que sim! 
Segue trecho da resposta "Informamos que todas as essências Arcólor são aromatizadas artificialmente. Portanto ,em nenhum dos aromas há presença ou resquício de proteína animal, como a lactose." 
 

Quanto a receita, eu já tinha recebido 2 indicações de receitas de pão de queijo das queridas Alessandra de Oliveira (que me mandou por e-mail) e da Dilcele Pother Furtado (que postou no facebook), e também eu já tinha anotado há muito tempo a receita da Sabrina Carozzi do blog A Rapa do Tacho. Como as 3 receitas são super parecidas, peguei aleatoriamente uma delas e a escolhida para provar desta vez foi a receita da Sabrina. 


 
Pão de Queijo com Truque (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)
Fonte: receita do blog A Rapa do Tacho, da Sabrina Carozzi. 

medida da xícara: 240 ml

1/2 xícara de chá de água filtrada
1/3 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de polvilho doce
1/2 xícara de chá de polvilho azedo
sal à gosto (colocamos aprox. 1 colher de chá)
2 xícaras de chá de batatas cozidas e amassadas
1 colher de chá de essência de queijo (usamos da Arcólor) - achamos que essa medida ficou no ponto, mas nada impede que vocês coloquem mais ou menos, vá conforme o seu gosto. A essência pode ser encontrada em lojas com produtos para confeitaria - comprei na Central do Sabor aqui em SP.
1 colher de sopa de fermento

1. Coloque a água e o óleo para ferver. Enquanto isso, misture numa vasilha (de vidro ou em uma panela) os polvilhos e o sal. Como vamos jogar a água quente em cima do polvilho, não pode ser recipiente de plástico.
2. Quando ferver, jogue a água e óleo em cima da mistura com polvilho e mexa rapidamente. Vai virar uma farofa quente, continue misturando até que fique numa temperatura que você consiga colocar as mãos.
3. Assim que amornar, coloque a batata e amasse até ficar uma massa lisa (vide foto abaixo - Carol com a mão na massa). Adicione a essência, amasse novamente para incorporar e por último coloque o fermento e amasse.
4. Faça bolinhas com as mãos do tamanho que desejar e coloque numa assadeira untada com óleo (colocamos papel manteiga, mas não recomendo porque gruda, hehe). 
5. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até ficar douradinho e esteja preparado para comer o melhor pão de queijo pós IL da sua vida! \o/


Fizemos mini pãezinhos e rendeu uma assadeira grande, aconselho fazer duas receitas... Vocês vão amar!

CLÉO, você merece um prêmio, obrigada por essa dica 'utilidade pública'! AMEI!


E abaixo, as sobrinhas distantes da Martha Stewart, hahaha.


Será que vocês adivinham qual será a próxima receita? Tem uma dica aí na foto...
 
Beijos!


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pamonha de Forno Sem Lactose


No dia do meu aniversário, a Tati do Panelaterapia colocou no Facebook o link de uma receita de pamonha de forno que ela faz. E foi aí que eu percebi que, apesar do passar dos anos, de estar ficando mais velha madura e tudo mais, algumas coisas nunca mudam.
O meu limite foi 3 dias. Fiquei 3 dias com vontade de comer pamonha de forno.
Assim que o final de semana chegou, eu preparei a receita, comi meia travessa e tive a certeza que eu ainda sou "pior que criança".

Pamonha de Forno Sem Lactose
Fonte: receita da Tati, do maravilhoso Panelaterapia.

2 latas de milho verde (sem a água)
1 garrafinha (200 ml) de leite de coco
2 xícaras de açúcar (medida da xícara 180 ml) - coloquei 1 1/2 xícaras, mas da próxima vez vou colocar só 1. Depende do gosto de cada um.
4 ovos
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Prepare-se porque requer muita habilidade:
1. Bata tudo no liquidificador (menos o fermento). Quando estiver tudo bem batidinho, coloque a colher de fermento e bata rapidamente só para misturar.
2. Coloque em uma assadeira ou travessa untada e enfarinhada (esqueci dessa parte) e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus até dourar.

Usufrua!

Na foto abaixo ela ainda estava quente e por isso está com aspecto mais molinho. Depois que esfria e principalmente depois de armazenada na geladeira, fica bem mais firme.

Obs: a receita original pede por 25 gr (meio pacote) de queijo parmesão ralado. Muitos queijos maturados de boa qualidade tem uma quantidade baixa de lactose e alguns intolerantes à lactose conseguem consumir. Eu coloquei o queijo na minha receita, já que 25 gramas é uma quantidade muito baixa. Não tive reação alguma, porém não achei que acrescentou em nada no sabor da receita, não é possível sentir o gosto do queijo. Da próxima vez não vou colocar. 
Se você consegue consumir queijos, coloque uma quantidade um pouquinho a mais para fazer diferença no sabor.


Beijos!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tofutti no Brasil


Fiquei sabendo através do site Vista-se que a Tofutti chegou ao Brasil. 
Isso é realmente muito animador, porque além da Tofutti ter uma linha de sorvetes simplesmente MARAVILHOSA eles também tem cream cheese, pizzas, queijos veganos em fatias, tudo sem leite. Uma delícia que deixa IL's, ALPV's e veganos em estado de mais pura alegria!

Peço que leiam a matéria super completa publicada pelo Vista-se clicando aqui. A Tofutti disse que está chegando com tudo, que vão vender para o Brasil inteiro e eu realmente espero que isso aconteça. O site oficial no Brasil ainda não foi lançado, as coisas estão recentes ainda, mas estou crente que o negócio é para valer...

Não sosseguei até saber o preço dos produtos e depois da conferida de preços dos produtos da Minus L, já fui com o coração mais preparado... 
Até o momento, só encontrei os sorvetes: potes com 474 ml, picolés e sanduíches de sorvete (biscoito com sorvete). Encontrei uma geladeira completa com eles no Super K.

Então vamos lá:

- Pote 474 ml da foto, custou R$13,99. Achei bem digno, mais barato que o chocolate da Minus L. Troco o chocolate pelo sorvete sem pensar 2 vezes! Além de vir mais, é super hiper mega mais gostoso. Lombriga agradece! =) 


- Picolés com 12 unidades - dependendo do tipo tem de R$29,99 e R$33,49. Não tenho ideia do tamanho do picolé para dizer se está caro ou não...  Mas assim: cada picolé sai R$2,50 / R$2,80, analisando pelo valor da unidade e se o tamanho for decente, até que está muito bom, né?

- "Sanduíches de sorvete" com 8 unidades - R$23,49. Também não sei tamanho, mas sei que de gostosura esse ganha. Unidade sai quase R$3,00. Gente, está melhor do que eu esperava!

Queria ter comprado todos, mas... querer nem sempre é poder! rs Vamos provando um de cada vez mesmo... Hunf.


O sabor que eu escolhi foi o Better Pecan que vem com pedacinhos de nozes pecan. Este sabor é sem glúten. Ninguém diz que é um sorvete sem leite, é muito cremoso e o sabor é uma delícia. Tem tofu na composição, mas fica impossível reconhecê-lo.

Nota 1000! Tofutti seu lindo! *-*

Achou na sua cidade? Conta para a gente. Gostou? E o preço por aí, está bom?

Beijos!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pound Cake de Limão Sem Lactose


Olá queridos!

Hoje a receita não é de leitor. Mas calma que já já publico uma nova receita! =)

O que acontece é o seguinte: hoje eu estou ficando mais velha e adivinha? Não tem bolo. Aniversário no meio da semana é muito sem graça. Eu não tive tempo para nada, não vai dar para comemorar direito, mas eu não queria que passasse em branco. 

Então resolvi publicar uma receita de bolo que já estava arquivada e que eu já tinha publicado no Facebook um tempo atrás, lembra? Se eu pudesse fazer algum bolo hoje para meu aniversário seria esse bolinho sem frescuras de limão. É exatamente do jeito que eu gosto, bolo com limão MESMO. Se você não é enlouquecido (a) por limão, aconselho a fazer a receita original, sem as minhas observações, para não ter arrepios. =)

Pound Cake de Limão Sem Lactose
Fonte: Ligeiramente adaptado da Martha Stewart.

1 xícara de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 colheres de sopa de suco de limão
1/4 xícara de leite de soja (usei suco de limão)
3/4 xícara de açúcar refinado + 3 colheres de sopa para a calda
5 colheres de sopa de creme vegetal sem sal
2 ovos grandes
Raspas de 1 limão

1. Unte uma forma de bolo inglês com creme vegetal e polvilhe açúcar refinado. Reserve. 
2. Misture a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio. Em outra vasilha, misture o leite de soja (ou suco de limão) e 1 colher de sopa de limão (se usar o suco de limão, não precisa colocar essa colher)
2. Bata o açúcar com o creme vegetal por 2 minutos. Adicione os ovos e as raspas de limão e bata até incorporar. Acrescente a mistura de farinha e alterne com a mistura do leite de soja (ou suco de limão), misturando bem e coloque na forma.
3. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até dourar nas laterais (faça o teste do palito).
4. Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Leve ao fogo as 2 colheres de sopa de limão com as 3 colheres de açúcar (se você usou suco de limão ao invés do leite de soja, faça a calda com 3 colheres de sopa de limão). Mexa até dissolver. Assim que retirar o bolo assado do forno, jogue a calda por cima e deixe esfriar dentro da forma para o bolo absorver bem a calda.

O bolo não cresce muito, não estranhe. Se você é chegado (a) num limão, só tenho uma coisa para te falar: um bolo desses não vai dar para nada. Experiência própria! =)

Preciso dizer que fica uma delícia? A foto dispensa comentários! 


Beijos!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Evento Gluten Free e Zero Lactose

(Imagem cedida pelo evento Gluten Free e Zero Lactose)
Olá!

Dia 02/06, sábado, acontece em SP no Hotel Matsubara o 3° Gluten Free e o 1° Zero Lactose!

Sim! É um evento focado nos dois temas, com 5 palestras com duração de 1h20.
As palestras estão divididas para público em geral e profissionais da área da saúde, os coffee breaks estão incluídos (com opções sem glúten e sem lactose, claro!) e além disso, haverá uma praça de expositores.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Até amanhã, dia 15/05, tem desconto na inscrição, não percam!

Eu já garanti a minha inscrição e vou estar lá tentando registrar tudo para vocês. Quem for, não deixe de me avisar! ;)

Beijos!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bolo de Chocolate e Café da Vivian com Ganache de Castanha


Olá queridos!

Um bolo de chocolate com café bem diferente dos bolos que estou acostumada a comer. É um bolo denso, pouco açucarado e crocante, devido ao uso da farinha integral. O ganache dá uma super vida ao bolo e ajuda a adoçá-lo um pouco mais. Na receita original, o ganache é feito com castanha de caju, mas utilizei castanha-do-pará (ou do-brasil) e achei divino! Fica cremoso e com os pedacinhos da castanha, muito gostoso e diferente! 

Quem me enviou essa receita foi a querida Vivian Rosa de Campo Grande, MS. Alguns de vocês já devem conhecê-la através do Twitter. É ela quem está por trás do @comersemlactose

Muito Obrigada pela receita, Vivian! Adorei! =)


Bolo de Chocolate e Café da Vivian com Ganache (sem lactose)
Fonte: receita retirada da revista Women's Health.

Bolo
2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
1/3 de xícara de chá de cacau em pó
2 colheres de sopa de pó de café (não usei)
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela
1 pitada de sal
1 ovo
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de café forte em temperatura ambiente
1 colher de sopa de essência de baunilha

Ganache de Castanha de Caju com Chocolate (sem lactose, sem ovos, sem glúten)
1/2 xícara de chá de castanha de caju sem sal (usei castanha-do-pará)
100 gramas de chocolate amargo picado (utilizei Garoto 55% cacau*, que é sem lactose, porém contém traços de leite e portanto não deve ser consumido por alérgicos à proteína do leite de vaca)
2 colheres de sopa de mel 
 
*Atualização/2014: infelizmente a composição do chocolate Garoto foi alterada e agora possui leite integral. Sendo assim, deixa de ser uma opção para os intolerantes à lactose.

1. Numa vasilha, misture a farinha, o cacau, o pó de café, o fermento, a canela e o sal. 
2. À parte, bata o ovo e misture com o açúcar mascavo, o óleo, o café e a baunilha. Adicione os ingredientes molhados sobre os secos e misture. Fica uma massa bem grossa. 
3. Despeje em uma forma untada com óleo e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos. Faça o teste do palito. Deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar.
4. Para o ganache: se for utilizar castanha de caju, deixe de molho em água por 2 horas (eu utilizei castanha do pará e não as deixei de molho). Enquanto o bolo estiver assando, coloque as castanhas no liquidificador e cubra-as com água. Bata até virar uma pasta (eu bati usando o mixer). Leve ao fogo com o mel e o chocolate, até o chocolate derreter completamente.

(Crédito foto: Vivian Rosa)

A Vivian me enviou a foto do bolo que ela preparou. Na ocasião, ela estava evitando comer chocolate, então preparou o bolo sem o ganache e na hora de comer colocou mel. Fica a dica para quem não quiser fazer o ganache!
O meu bolo na foto abaixo ficou com uma coloração diferente, um pouco mais clara, mas é devido a luz e as configurações da câmera. Eu tenho sérios problemas com a minha máquina no período noturno, demorei mais tempo para conseguir tirar uma foto decente do que para fazer o bolo, rs. 


Beijos! =***

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fatia Húngara da Tássia


Olá!

A leitora Tássia Cristina Pinto de Valinhos foi quem me enviou essa receita viciante!

Foi a primeira vez que eu provei fatias húngaras e achei uma verdadeira delícia, não só de comer, mas de fazer também. A massa é ótima de trabalhar, super macia e depois de pronta, as fatias ficam parecendo nuvenzinhas de tão fofas! 

O preparo é rápido, apesar de ser necessário preparar massa, recheio e calda. Enquanto a massa descansa, fazemos o recheio e enquanto elas estão no forno, fazemos a calda que é super simples. Não tem desculpa para não fazer! :P



Fatia Húngara Sem Lactose da Tássia
Fonte: receita cedida pela Tássia Cristina Pinto.

Ingredientes:

Massa
3 ovos
2 colheres de sopa de creme vegetal
3 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de chá de leite de coco
1 xícara de chá de água morna
4 tabletes de fermento (ou 2 sachês (20gr) de fermento biológico seco instantâneo)
1 Kg de farinha de trigo

Recheio
1 1/4 xícara de chá de leite de coco
1 1/4 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de amido de milho
8 colheres de sopa de açúcar
50 gramas de coco ralado

Calda
1/2 xícara de chá de leite de coco
1/2 xícara de chá de água
1 xícara de chá de açúcar
50 gramas de coco ralado (para polvilhar)

Modo de preparo:

Massa: Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. A massa fica super gostosa de mexer, bem macia. Se estiver grudando nas mãos, acrescente farinha aos poucos. Deixe descansar por 15 minutos.
Recheio: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar (dissolva o amido de milho na água antes de colocar na panela para não empelotar). Deixe esfriar antes de usar.
Calda: Misture todos os ingredientes e reserve. Não precisa levar ao fogo.

Montagem: 

Divida a massa em três partes, abra bem cada parte com um rolo e espalhe o recheio com uma colher. 
É importante polvilhar um pouco de farinha na superfície onde se está abrindo a massa para que não grude na hora de enrolar. 
Enrole feito um rocambole e corte fatias de aproximadamente 2 cm de espessura. (eu dividi a massa em 3, porém enrolei errado o primeiro rocambole e as fatias ficaram muito pequenas, então juntei as 2 metades restantes e diz um rocambole só. Para cortar, usei a medida de 2 dedos entre uma fatia e outra).
Coloque as fatias em uma assadeira untada com um pouco de óleo e deixe descansar em local quente por 30 minutos.
Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, até ficar dourado na superfície. Retire do forno, regue as fatias com a calda e coloque novamente no forno, cerca de 3 minutos, para secar. Polvilhe com coco ralado.

Obs. preparei meia receita.

(Crédito foto: Tássia Cristina Pinto)

A Tássia também me enviou a foto das fatias húngaras que ela fez em casa. Vejam só que apetitosas! 
Acho que as minhas ficaram parecidas, não é Tássia? Tirando o fato de elas terem ficado muito juntinhas na assadeira, eu deveria ter usado uma assadeira maior. hehe

Muito Obrigada pela receita, ADOREI! =)


Beijos!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Produtos Minus L no Brasil


Olá!

Não sabe quais produtos são esses? Então vou te atualizar:

Tudo começou quando eu fiz uma viagem para a Alemanha um tempo atrás e lá conheci essa marca de produtos sem lactose, a Minus L. Os produtos são feitos com leite de vaca sem lactose, e por este motivo, não são permitidos para alérgicos à proteína do leite de vaca.
Quando eu voltei, fiz um post com dicas de viagem para a Alemanha (clique aqui para ler) e coloquei as fotos de alguns produtos que consumi deles por lá, desde queijos e requeijão, até chocolate ao leite sem lactose. Além do preço (por lá) ser ótimo, os produtos são realmente gostosos. 

Há alguns dias atrás, o site Sem Lactose publicou um artigo dizendo que a Minus L chegou ao Brasil trazendo chocolates e biscoitos e é claro que a empolgação tomou conta de mim. Divulguei o artigo no facebook e já prevendo o que ia acontecer, coloquei o adendo: agora só falta conferir os preços...

Ontem por um acaso, entrei no Emporium Dinis no Shopping Morumbi e dou de cara com a prateleira da foto acima com um display dos chocolates sem lactose e mais dois displays de biscoitos. Do lado esquerdo é outro display de chocolate sem lactose, mas de uma outra marca também Alemã chamada Frankonia, da qual eu não conhecia.

Bom, é o seguinte:

- Barra de chocolate sem lactose 100 gramas (Minus L): R$16,90.
- Biscoitos coberto de chocolate e sem cobertura (Minus L): R$16,90.
- Biscoitos do pacote maior (Minus L): R$22,90.
- Barra de chocolate sem lactose 100 gramas (Frankonia): R$18,90.

O preço da barra de chocolate por lá era 1,50 euros, eu trouxe 10 barras quando voltei para o Brasil.
Ontem comprei 1 por R$18.90 (da marca Frankonia que eu não conhecia) e me senti assaltada.

Não vou entrar na discussão que as taxas para importação no Brasil são um absurdo e tudo mais, todos sabemos disso. Porém eu, na minha posição de consumidora, não consigo ficar nem um pouco feliz com esse preço. Sinto Muito.
Comprei desta vez para provar (e matar a lombriga que não ia me deixar em paz se eu não provasse esse chocolate), mas não é uma coisa que eu vou comprar toda semana... infelizmente. 

A barra de chocolate da Frankonia é sem glúten. Me perdoem, mas esqueci completamente de olhar nos produtos da Minus L, vou ficar devendo. =(


Comparando os chocolates das 2 marcas, a diferença é pouca, mas achei o da Frankonia um pouco mais gostoso.

Os biscoitos nem cogitei comprar porque sinceramente não vejo a menor graça. Já temos algumas opções nacionais saborosas por um preço bem melhor,então achei melhor gastar essa quantia por algo que ainda não existe por aqui. Não temos nenhum chocolate nacional feito com leite de vaca sem lactose, apenas opção de soja ou com chocolate meio-amargo ou amargo que não vai leite.

Vou dar uma pesquisada nos preços dos outros fornecedores, mas não acredito que tenha muita diferença. 
Se alguém de outro estado encontrar os produtos, poste um comentário dizendo os preços, por favor. Vamos ver se há diferença entre estados também.

Beijos!