Slider

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Como fazer manteiga de castanhas?


Oies!

Uma das perguntas mais frequentes que recebo é: o que passar no pão?
Muitos estão acostumados com manteiga, requeijão, cream cheese, queijos e demais derivados lácteos.
Depois da descoberta da intolerância à lactose percebi como o meu café da manhã era monótono, sempre a mesma opção. 90% das vezes era pão com manteiga e café, nunca tive o hábito de ter essa fartura láctea em casa, rs. Raramente incluía alguma coisa diferente... 

Após a intolerância isso mudou bastante, tive a fase de fazer patês, pasta de grão de bico, tapenade de azeitona, umas geleias caseiras com menos açúcar ou até mesmo azeite de oliva com orégano. Usei manteiga ghee por um tempo, mas logo enjoei. Depois passei para o pão com ovo quase que diário, crepioca, panquecas doces e salgadas e atualmente estou na fase das pastas de castanhas!

Sabe pasta ou manteiga de amendoim? 
A manteiga de castanhas segue o mesmo princípio. É a castanha batida no processador até soltar seu óleo e formar uma pasta homogênea. É uma gordura com ótimas propriedades nutricionais e a manteiga pura vai bem com opções doces e salgadas. 
Atualmente encontramos diversas opções no mercado, algumas com sabores bem diferentes (como uma que comprei recentemente com masala chai - um mix de expeciarias). O único problema é que são caras, mas muito caras, ai meu coração! :(

Então nada melhor do que fazer em casa, com a garantia de que a manteiga é pura e não tem acréscimo de óleo e ainda há a vantagem de personalizar o sabor do seu jeito!

Vem comigo que vou te ensinar:


A manteiga da foto é de avelãs torradas. Mas a minha preferida é a de amêndoas torradas!

Manteiga de Castanhas

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten, ovos e soja.

2 xícaras de chá de amêndoas cruas sem sal* (ou avelã, amendoim, castanha de caju...)

Está pensando que é só bater no processador? Nada disso!

Passo 1: Provavelmente você vai comprar a castanha a granel (ou se você for celíaco vai comprar em embalagem fechada de um fornecedor seguro). E assim como lavamos os legumes, frutas e verduras antes de consumir também vamos lavar as castanhas! Coloque-as em uma peneira e dê um belo banho na água corrente para a sujeira ir embora (e a água sai realmente suja!). Coloque de molho por 8 horas - eu coloco a noite antes de ir dormir e retiro no dia seguinte. 

Passo 2: No caso das amêndoas, prefiro tirar a pele para fazer a manteiga. Ferva um pouco de água e coloque as amêndoas na água quente por alguns minutos. Depois é só apertar cada amêndoa e a pele se solta com facilidade. Parece um trabalhão, mas o processo é bem rápido. No caso das avelãs e amendoim, nós tiramos a pele depois de torradas. Vou explicar abaixo. Se você não se importar e quiser usar a pele das amêndoas vá direto para o próximo passo.

Passo 3: Seque as castanhas em um pano de prato, coloque em uma assadeira e torre no forno. O tempo de forno vai variar, sugiro que mantenha o forno em fogo baixo, vá mexendo as castanhas com uma colher para que torrem por igual e quando estiverem douradas e crocantes retire do forno (prove para se certificar de que o centro não está úmido). Se você quiser fazer uma pasta de castanha natural, pule esse passo. Após torradas é a hora de retirar a pele das avelãs e do amendoim. Coloque em cima de um pano de prato e esfregue o pano nas castanhas, a pele vai se soltar com facilidade. 

Passo 4: Hora de bater! Você vai precisar de um processador, não recomendo o liquidificador a não ser que seja um com bastante potência. Retire as castanhas do forno e bata direto. No começo parece que será preciso acrescentar algum óleo para ajudar, mas não faça isso! Pare algumas vezes para raspar as laterais e continue batendo até que o óleo se solte. Faço com um processador bem velhinho e essa quantidade de amêndoas geralmente leva 20 minutos para ficar pronta. As avelãs demoram um pouco mais para soltar o óleo e as castanhas de caju são mais rápidas do que as amêndoas. Como meu processador não tem muita potência a manteiga de avelãs não fica com a textura totalmente lisa, ainda fica granulada (foto abaixo).  

Passo 5: A manteiga já está pronta, armazene em pote fechado, não precisa guardar na geladeira.
Caso você queira acrescentar algum sabor pode colocar cacau em pó, canela em pó, adoçar com açúcar mascavo, etc. Se você for colocar açúcar mascavo ou demerara sugiro que dissolva o açúcar em um pouquinho de leite vegetal e depois bata tudo junto. Se não dissolver vai dar para sentir o granulado do açúcar. Se acrescentar alguma coisa sugiro que mantenha na geladeira para aumentar a durabilidade.

No próximo post vou colocar para vocês a receita de nutella caseira utilizando a manteiga de avelãs. :)


Gravei alguns vídeos com o Personare na feira Naturaltech e o primeiro deles já foi ao ar! 
Veja abaixo:


E para ter acesso a todas as matérias que já escrevi por lá (a última é sobre receitas de festa junina!) acesse esse link.

Grande beijo,

Monalisa Cavallaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário