Slider

domingo, 12 de agosto de 2018

Biscoitinho Salgado


Olás!

Quem não gosta de ter um biscoitinho gostoso por perto para comer com aquele patê preferido?
E melhor ainda se for biscoito descomplicado que não precisa de uma mistura de 50 farinhas para dar certo! :)
Quando vi essa receita no instagram do chef Marcelo Faccini me apaixonei logo de cara! É feita apenas com farinha de grão de bico, a minha master mega preferida, e o único segredo é temperar bem. Facílima e perfeita para levar de lanche.

Comi com o clássico patê de maionese com atum, cebola bem picada e salsinha e com a manteiga de amêndoas (natural: sem sal ou açúcar). Qual o seu patê/pasta preferidos? Conta pra mim nos comentários!


Biscoito de farinha de grão de bico
Fonte: receita do chef Marcelo Faccini

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten, ovos e soja.

2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou óleo de coco)
1 xícara de chá de farinha de grão de bico
1 colher de sopa de temperos/ervas (usei alho e cebola em pó, você pode colocar cúrcuma, páprica, mix de temperos prontos... o que quiser, desde que seja em pó)
1 colher de café de sal (ou a gosto)
1 xícara de chá de água (ou caldo de legumes)

Coloque o azeite em uma panela e aguarde esquentar um pouco. Despeje a farinha e mexa por alguns minutos até a farinha escurecer levemente e soltar um aroma.
Coloque os temperos, o sal e acrescente a água. Mexa até a massa soltar do fundo da panela (vai ficar com uns gruminhos, mas não tem problema). Coloque a massa em cima de uma bancada e aguarde esfriar.
Quando esfriar, amasse bem para os gruminhos dissolverem, a massa fica bem gostosa de modelar e quase não gruda nas mãos. Abra com um rolo e corte com um cortador de biscoitos da sua preferência (foto abaixo).
Unte uma assadeira com azeite (usei uma redonda furadinha de pizza - foto abaixo, mas pode ser assadeira comum), espalhe os biscoitos e asse em forno médio 200 graus preaquecido até dourar. Os meus demoraram 20 minutos, fique de olho já que o tempo de forno pode variar.

Observação: ficam bem crocantes no dia, já no dia seguinte perdem a crocância, mas ainda assim ficam saborosos!



E para quem ainda não assistiu, tem mais dois novos vídeos no canal:

- Casos da Vida Real: vídeo com a minha amiga Paula contando histórias constrangedoras que vivenciamos por causa do pum, ou melhor, da intolerância. Está muito engraçado e com uma “particularidade” muito específica da minha vida (só quem assistiu vai entender!). Para assistir para assistir clique aqui.


- Monalisa responde: Lembra do “perguntas e respostas” que virou moda no Instagram? Eu reuni algumas das perguntas recebidas e fiz uma série de vídeos, o primeiro acabou de ir ao ar, para assistir clique aqui. 


Com muito amor,

Monalisa Cavallaro

2 comentários:

  1. Da para substituir a farinha de grão de bico pela farinha de coco ou amêndoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucia! Ainda não testei essa receita com outras opções de farinha. :( Caso faça um teste, volte aqui para me contar como ficou! :) Grande beijo

      Excluir