Slider

quarta-feira, 23 de março de 2011

Pão Integral com Aveia e Castanha do Pará


Olá Pessoal! 
O calor está indo embora aos pouquinhos e o frio está começando a dar as caras... 
Isso significa que a época das fornadas está prestes a ser anunciada aqui em casa: finalmente poderei usar e abusar do forno sem morrer de calor! :D



Para começar, um pão integral super macio! Já tinha desistido de fazer pão integral em casa, sempre ficava massudo e nada agradável. Mas essa receita do Edu Guedes deu certo, não precisa sovar e vai castanha do pará na massa... preciso dizer que é bom demais? =)

Pão ainda quentinho, recém saído do forno.


Pão Integral com Aveia e Castanha do Pará - Sem Lactose, Sem Ovos
Fonte: Receita do site do Edu Guedes.

Esponja:
1 xícara de chá de água morna
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 tabletes de fermento biológico fresco (utilizei a mesma proporção em fermento biológico seco)
1 xícara de chá de farinha de trigo

Massa:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
4 xícaras de chá de farinha de trigo integral
1/2 xícara de chá de semente de linhaça (coloquei linhaça triturada)
1 colher de sopa rasa de sal
1 xícara de chá de aveia em flocos
1/2 xícara de chá de castanha do pará picada
1 xícara de chá de óleo de milho
2 xícaras de chá de água fervente
óleo e 1/2 xícara de farelo de trigo para untar e enfarinhar a forma (substituí por um pouco de farinha integral)

1. Comece pela esponja: coloque a água em uma panela e deixe amornar.  Acrescente o açúcar, o fermento e misture até dissolver. Junte a farinha de trigo, misture e deixe descansar até crescer.
2. Coloque em uma tigela a farinha de trigo, 3 xícaras de chá da farinha de trigo integral, a linhaça, o sal, a aveia em flocos e a castanha do Pará. Acrescente o óleo e depois a água fervendo. Misture até que fique homogêneo.
3. Junte a esponja reservada, misture e coloque o restante da farinha de trigo integral. Divida a massa ao meio e coloque metade em cada forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Deixe descansar por 10 minutos. Leve para assar no forno baixo até que estejam dourados. Minha fornada demorou 40 minutos.

Rende 2 pães médios. 




Super Bjos!!!

11 comentários:

  1. Adoro pão caseiro, mas nem me atrevo mais a tentar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Porque Adriana? =( No começo os pães não gostavam de mim, mas agora eu que mando neles. Faço umas ameaças enquanto estou sovando e eles nem tem coragem de dar errado, rsrs. Gente louca é assim mesmo, conversa com a comida... rsrs Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da receita e da apresentação, mas não tem como imprimir para eu levar para a cozinha!!!? Que apego é esse à receita, deixa a gente fazê-la vai...

    ResponderExcluir
  4. Olá "anônimo",

    No final de cada receita tem um ícone verde com o desenho de uma impressora e com os dizeres "print pdf". É só clicar neste ícone para imprimir.

    Não tenho apego algum em relação as receitas. 99% das receitas deste blog tem fonte, ou seja, pertencem a outras pessoas, eu simplesmente as adapto da minha maneira.
    Se eu fosse apegada a alguma coisa não as publicaria em um blog, certo?

    De qualquer forma, já prometi para outra leitora que vou tirar as travas de proteção do blog. Eu coloquei essas travas para que minhas fotos (estas sim, que me pertencem e são de minha autoria)não fossem roubadas. Como não sei uma maneira de travar apenas as fotos, foi preciso travar fotos e textos.

    No momento estou impossibilitada de mexer com isso devido a problemas de saúde. Mas assim que possível, os textos estarão disponíveis para cópias.

    ResponderExcluir
  5. Este pão não fica pesado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leila, eu não achei pesado. Ele fica um pouco mais denso do que os pães feitos com farinha de trigo refinada, mas mesmo assim fica macio. Bjos :)

      Excluir
  6. Olá! Adoro suas receitas. Tenho alergia ao leite e intolerancia ao gluten e teu blog despertou novamente em mim a vontade de cozinhar, pois eu estava muito desanimada! Não tenho me acertado aindo com os pães, todos acabam ficando super abatumados e esfarelentos. Eu adorei essa receita. Como eu poderia adaptá-la tirando o gluten? Abçs e siga nesse caminho, vcs são anjos para nós que temos problemas alimentares!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monique tudo bem?
      Recomendo que você dê uma olhada nas receitas de pães sem glúten aqui do blog já testadas através do índice de salgados.
      Para realizar a substituição nessa receita seria necessário fazer alguns testes para balancear as farinhas e ainda assim corre-se o risco de não ficar tão gostoso.
      Grande beijo

      Excluir
  7. Depois vou postar, uma receita do pão sem glúten que minha nutricionista me passou receita. vou fazer ver como fica e passo para você, fiz a torta ficou uma delicia, amei e os bolinhos de batata assado no forno.

    ResponderExcluir
  8. Monalisa, não tem como usar apenas farinha integral? Não queria usar farinha branca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, boa noite! Não é recomendado fazer só com farinha integral porque senão o pao fica muito pesado e perde a maciez, o recomendado é sempre meio a meio.

      Excluir