Slider

sábado, 21 de julho de 2012

Quiche de Legumes Sem Lactose



Quiches e tortas salgadas são ótimas receitas para aproveitar o que estiver na geladeira. Usei certos legumes para fazer essa quiche, mas vocês podem utilizar o que estiver ao alcance. O segredo é fazer um refogado bem temperadinho, usando bastante salsinha, cebola, alho.. hummm! Delícia!

Essa é a segunda quiche que faço em um curto espaço de tempo. Adorei a textura do recheio, e sinceramente, não senti falta do queijo e do creme de leite (de vaca). Achei esta versão sem lactose bem mais leve e como deixei a massa bem fininha, ficou perfeita!


Quiche de Legumes - Sem Lactose
Fonte: adaptado do livro "Viva Sem Alergia", de Alice Sherwood.

Massa Podre 
250 gramas de farinha de trigo
140 gramas de creme vegetal
1 colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de orégano
3 colheres de sopa de água gelada

Recheio
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
1 cenoura média ralada
1 berinjela média cortada em cubos grandes (usei mini berinjelas)
2 tomates cortados em cubos grandes
1/2 maço de salsinha picada (folhas e talos)
2 caixas de Soymilke Creme de Soja
3 ovos
Sal e temperos à gosto (usei pimenta do reino e orégano)

Modo de preparo - massa:
1. Misture a farinha, o creme vegetal, o sal e o orégano com uma colher até formar uma farofa grossa.
2. Acrescente a água gelada e misture com as mãos, sovando até ficar homogêneo e sem rachaduras. A massa não ficará grudenta. Embrulhe com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
3. Após o tempo de descanso, abra a massa com um rolo o mais fino que conseguir, forre uma assadeira para quiche e espete todo o fundo da massa com um garfo. Cubra com papel alumínio, encha com feijões crus e leve para assar por 10 minutos em forno pré-aquecido no fogo médio. Tire o papel alumínio e os feijões e deixe assar por mais 5 minutos. Reserve.

Modo de preparo - recheio:
1. Refogue a cebola e o alho no azeite. Coloque a berinjela e deixe refogar até amolecer. Acrescente a cenoura, refogue por 2 minutos e por último, coloque os tomates e metade da salsinha. Coloque um pouco de sal e temperos desejados. Desligue o fogo e deixe esfriar.
2. Misture o creme de soja com os ovos, coloque a salsinha e tempere com sal, pimenta do reino e demais temperos.
Coloque o refogado de legumes no fundo da torta, despeje o creme por cima e leve para assar em forno médio até dourar e ficar firme. 

(Clique na foto para ampliar)

O recheio vai estufar um pouco dentro do forno e depois vai abaixar (estilo um suflê), por isso fica com algumas rachaduras.
Massa podre é uma coisa que eu não vejo muito graça. A maneira que achei de melhorá-la na questão do sabor e aroma foi usando o orégano. Se você tem a mesma opinião, não deixe de temperar com orégano ou outra erva de sua preferência, eu esqueci de colocar dessa vez e pude sentir a diferença... fica com um aroma de creme vegetal acentuado.


Beijos! 

6 comentários:

  1. Amei a receita, simplesmente deliciosa!
    bjs e ótima semana
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bacana demais hehe Olha eu ainda nao testei mas vi uma vez em algum lugar uma receita q substitui o creme vegetal pelo azeite,umas 4 colheres se nao me engano =D Acho q isso resolve o problema do sabor ;] Fica a dica q eu nao testei mas enfim hehe

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou amando seu blog!
    Neste receita como posso substituir a farinha de trigo? Pensei em farinha de arroz, mas vc sabe a quantidade?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cintia!
      Acredito que apenas substituir a farinha de trigo pela de arroz não vai dar uma consistência legal, seria necessário fazer mais algumas alterações. Como nunca fiz a versão dessa massa sem glúten e não vou saber te passar ao certo as mudanças necessárias, olhei na internet e achei essa receita de massa sem glúten feita com batata, achei bem interessante, principalmente se for feita em porções individuais como está na receita: http://www.delishvillesemgluten.com/index.php/2009/10/quiche-sem-gluten/
      Beijos

      Excluir
  4. Pra que feijão?? Quero testar a receita mas precisa mesmo dos feijões?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      O feijão serve para fazer peso em cima da massa para que ela não estufe. Esse procedimento é sempre realizado nesses tipos de massa. Ou usa-se feijões crus ou bolinhas de porcelanas destinadas para esse fim.
      Se não quiser fazer assim fica a seu critério.
      Beijos

      Excluir