Slider

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pudim da Carol - Sem Leite Condensado, Sem Lactose, Sem Soja, Sem Glúten


Fui uma pessoa muito má no post anterior... reconheço.
Aticei a lombriga o desejo de todos e saí assim... sem deixar receita, sem dar uma pista do tal pudim.... ô Monalisa, desnaturada!
Fiquei com dó e resolvi voltar rapidinho com a receita e com as fotos para que vocês façam neste final de semana (mas não digam para ninguém que é pudim sem leite condensado, ok?).

Quero deixar claro que o pudim da Maria Tereza ficou muito mais bonito que o meu. Eu não acertei a cor da calda, então ele ficou assim: pálido.
Esqueci de tirar foto do pudim original porque estava muito ocupada comendo compulsivamente e em choque com o sabor do pudim: tudo ao mesmo tempo.


 Só mais uma...


Ok! Parei de enrolar... hahaha

Quem quer pudim???

Pudim da Carol - Sem Leite Condensado, Sem Lactose, Sem Soja, Sem Glúten
Fonte: Receita cedida pela Maria Tereza Beraldi

6 ovos
400 ml de leite de coco
2 xíc. (chá) rasas de açúcar (update: diminuí para 1 xícara de chá)
1 pitada de sal

aprox. 1 xíc. (chá) de açúcar + 1/4 xíc. (chá) de água quente para caramelizar a forma

1. Comece pela calda: Coloque o açúcar em uma forma para pudim com furo no centro, leve ao fogo bem baixo e deixe o açúcar derreter. Assim que estiver dourado, coloque a água quente com cuidado e mexa. Deixa descansando enquanto coloca o pudim para bater.
2. Peneire todas as gemas para retirar a película que pode causar cheiro de ovo na receita - passo importantíssimo e que não pode deixar de ser feito! Coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje na forma e leve para assar (forno médio 180 graus preaquecido) em banho-maria por 1 hora (não precisa cobrir).

Se conseguir, faça um dia antes e deixe na geladeira dentro da forma. Fica mais gostoso e mais firme no dia seguinte! Não esqueça de aquecer a forma no fogão antes de desenformar para ajudar a soltar a calda.
 
ATUALIZAÇÃO: Alguns leitores já fizeram o pudim e gostaram muito! Confira o post com as fotos enviadas pelos leitores clicando aqui.

E para quem está achando muito feio esse pudim pálido, olha como ele fica com um pouco mais de cor! Estou evoluindo nas cores da calda, um dia eu chego lá! Esse eu fiz em uma forma menor e por isso ficou mais alto e mais bonito. :)


Vejam só a textura, é bem parecido com o pudim de leite, não é mesmo?
Esse da foto não descansou 1 dia, desenformei no mesmo dia porque não aguentei esperar. Mas a espera compensa, viu? Vale a pena fazer o esforço.

 
Dá para acreditar que uma receita tão simples fica tão deliciosa?
Eu só acreditei comendo. Depois voltem aqui para me contar. ;)


Beijos e Ótimo final de semana!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Resumo da Semana #14


Olá, Queridos!

Na sexta-feira passada estive na Oficina Culinária Gluten Free Internacional com a Chef Francesa Nadia Sammut, promovida pelo 4° Gluten Free e 2° Zero Lactose.
A chef Nadia é pesquisadora, intolerante à lactose e possui doença celíaca, e tem um movimento chamado "With Love - Allergen Free".  Vale a pena acessar o site e conferir as receitas disponíveis... O site está em francês, mas nada que um bom Google Tradutor não ajude. ;)

Aprendemos 3 receitas da confeitaria francesa tradicional adaptadas para o universo sem glúten e sem lactose: Canneles, Madeleines e Financiers.
Na hora da preparação das receitas foi preciso fazer um pequeno ajuste na quantidade de gordura (que no caso foi creme vegetal - Becel). Reduzimos 20% da quantidade porque o creme vegetal no Brasil tem menos gordura e mais água.

Vou colocar a receita da Madeleines para vocês já com a alteração, ok?
Na confeitaria as medidas devem ser exatas, pequenas alterações influenciam no resultado, por isso as medidas estão em gramas.

Madeleines Sem Glúten Sem Lactose

104g de creme vegetal
100g de farinha de arroz
120g de açúcar
2 ovos
4g de fermento em pó químico
raspas de 1/4 de limão

1. Preaqueça o forno a 220 graus.
2. Prepare as rapas de limão. Misture a farinha e o fermento. Peneire.
3. Derreta o creme vegetal e deixe esfriar.
4. Bata por 5 minutos o açúcar e os ovos, até formar uma mistura espumosa.
5. Adicione, aos poucos, a mistura de farinha e fermento, depois junte o creme vegetal derretido e as raspas.
6. Coloque a massa na forma para madeleines. Asse por 5 minutos a 220 graus e por mais 10 minutos a 180 graus.
7. Deixe esfriar antes de servir.

As madeleines tem esse formato, veja aqui.
Fica uma delícia! Façam, vocês vão adorar!

Fiquei encantada com a Chef Nadia, uma pessoa cativante e super do bem. Já sou adepta do movimento!


E no sábado a noite tivemos uma Noite da Pizza Sem Lactose na casa da minha amiga Carol Beraldi.
Começamos a comilança com um pão de queijo que a avó da Carol fez especialmente para nós. A receita é diferente da que tenho no blog, vai somente polvinho azedo e fica uma delícia!

"E cadê a receita, Monalisa?"

Muita calma nessa hora. Vou colocar a receita depois da receita do curso de Lanches Veganos que estou devendo para vocês. Depois vem o pão de queijo e depois vem o pudim...

Pausa para o pudim.

Quando provei a primeira colherada do pudim que a Maria Tereza - mãe da Carol - fez para a gente, fiquei assim... chocada.

Image and video hosting by TinyPic

Gente, sério.
Não tem leite condensado no pudim.
Não tem leite.
Não tem nada demais.
Mas o pudim é demais.
E tem cara de pudim mesmo e textura maravilhosa.
Pensando bem, acho que a receita dele vem antes do pão de queijo, o que vocês acham? :)

Claro que trouxe minha marmitinha de pudim para casa (obrigada, Carol!) e ontem, quando comi o último pedaço, fiquei mais ou menos desse jeito:

Image and video hosting by TinyPic

É viciante e eu estou chateada sofrendo de abstinência.
Sem mais.

Voltando a pizza... usamos a massa quadrada semi pronta da Cia das Massas, não tem lactose, mas tem glúten (outra marca que a Carol costuma usar é a Mezzani e ambas são compradas em supermercados comuns). Fizemos molho de tomate caseiro e preparamos dois sabores: frango desfiado com queijo cottage zero lactose e mussarela sem lactose e outra com pasta de soja sabor manjericão Bem Me Quer com fatias de mussarela sem lactose que ficou deliciosa (e foi nossa preferida)!
Aliás, essa pasta fica uma delícia como molho de macarrão também.

Volto em breve com as receitas que prometi para vocês!

Beijos e Ótima semana!

ATUALIZAÇÃO:
O queijo mussarela sem lactose que utilizamos foi da linha Sinlac, da Balkis.
O queijo cottage zero lactose foi da marca Verde Campo.
Os dois queijos são queijos à base de leite de vaca, porém sem lactose. Por este motivo, não são indicados para os alérgicos à proteína do leite de vaca.
Para os alérgicos, sugiro utilizar tofu amassadinho com um garfo, temperado com bastante orégano, um pouco de sal e azeite. E também há a opção de utilizar o queijo mussarela em fatias da Tofutti que é à base de soja, maiores informações aqui.

Observação: este post não é um publieditorial. 

domingo, 22 de setembro de 2013

Filé de Frango ao Molho Tropical Satis


Olá, pessoal!
Me dá água na boca só de olhar para essa foto e lembrar do sabor delicioso que ficou esse prato que eu e minha parceira de criação - Mirella Camargo, do Fica, Vai Ter Sobremesa! - preparamos!

Participamos do lançamento do novo Molho Shoyu Satis da Ajinomoto e acabamos sendo pegas de surpresa pela chef Eliane Kina: tivemos que preparar nosso próprio jantar de improviso com os ingredientes que foram disponibilizados. Foi feito um sorteio para saber qual a proteína que cada dupla iria cozinhar e todos foram para a cozinha sem a menor ideia do que iriam preparar!

Antes do "susto", degustamos o molho na versão suave (que é específica para pratos frios) na salada de folhas com palmito e tomate e no carpaccio de beterraba com alcaparras. O molho não mascara o sabor dos alimentos, é literalmente mais suave e tem um sabor muito gostoso.



A versão intensa é para ser utilizada em pratos quentes: em carnes de todos os tipos ou qualquer outra preparação que você imaginar. E foi com essa versão que fizemos o nosso prato.

Todas as duplas tinham os mesmos ingredientes: batata, cenoura, brócolis, banana, açaí, tomate, salsinha, pimentão, cebola, alho, espumante, entre outros. No sorteio da proteína caímos com peito de frango.

A Mirella e eu optamos por uma combinação inusitada que casou super bem! Fizemos tudo no improviso, mas conseguimos anotar o que usamos para passar para vocês. Façam, vocês vão se surpreender!



Filé de Frango ao Molho Tropical Satis

400 g de filé de frango
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola picada
Azeite
1 tomate grande sem pele, sem sementes, cortado em cubos
pimenta dedo de moça picada, à gosto
50 ml de molho shoyu Satis intenso
1/2 copo de espumante (pode substituir por vinho branco)
1 banana em rodelas
5 castanhas do pará picadas
cebolinha à gosto

1. Coloque os filés de frango para marinar em metade do molho shoyu e reserve. Para esta receita usamos os filés cortados ao meio, mais finos. Também não usamos sal, apenas o shoyu, mas se você é chegado em uma comidinha mais salgada, aconselho a usar um pouco de sal para temperar os filés.

2. Para o molho, em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue o alho e a cebola, mas sem deixar dourar muito, apenas até murcharem um pouco. Adicione o tomate picadinho e refogue. Junte o restante do shoyu, a pimenta e refogue até reduzir um pouco. Acrescente o vinho e mais uma vez deixe reduzir e evaporar, mas sem deixar o molho secar. Se for preciso acrescente um pouco mais de shoyu. Acerte o sal e desligue o fogo. Deixe o molho descansar por 2 minutinhos e acrescente as bananas em rodelas. As bananas só entram no final para não desmancharem.

3. Em uma frigideira, doure os filés de frango no azeite e acomode em um prato. Coloque o molho de tomates e banana por cima dos filés e finalize colocando as castanhas e a cebolinha por cima.

Nossa dica é para servir com arroz branco e brócolis puxados shoyu.

Foi a primeira vez que provei molho com banana e me surpreendi! As bananas pegam bem o sabor do molho, que é uma delícia! A combinação ficou maravilhosa e o crocante das castanhas só melhorou o que já estava demais! Recomendo! 



Foi uma noite ótima e super divertida! Adoramos!

Beijos

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Resumo da Semana #13

(clique na foto para ampliar)

Olá, Queridos!

No último sábado, eu e minha amiga Beatriz fizemos um tour sem lactose com direito a sorvete, almoço, comprinhas e curso de culinária vegana. Tudo de bom!

Começamos nosso tour na Stuzzi, que tem o melhor sorvete de chocolate sem leite que eu já provei nessa vida! O sabor se chama Tanzanie e é simplesmente maravilhoso! Provei também o de limão com framboesa, azedinho do jeito que eu gosto! E provar os dois juntos, então... foi uma ótima pedida! Super recomendo!
A Stuzzi tem duas lojas em São Paulo: na Vila Madalena (onde fomos - fica pertinho do metrô Vila Madalena) e no Campo Belo. Para endereço e maiores informações, acessem o site clicando aqui

(clique na foto para ampliar)

Em seguida, passamos no Mercado Apanã, onde é possível encontrar produtos naturais, orgânicos e funcionais. Gostei bastante da variedade e do preço, principalmente dos grãos e das farinhas.
O almoço é no formato buffet, o preço é único e pode se servir a vontade. Provei um hambúrguer de quinoa (vegano) que estava delicioso, bem temperadinho. E acabei comprando algumas coisas:

(clique na foto para ampliar)

- Biscoitos de limão da Aruba, que foi dica da Cléo Bezerra. Cléo, um beijo!
- Biscoitos Creks da Chico Gerais - sou enlouquecida por esses biscoitinhos, adoro comer com patê.
- Farelo de arroz tostado, farinha de arroz integral e farinha de arroz negro da Demeter - comprei com a intenção de fazer pães sem glúten, assim que fizer publico a receita para vocês :)
- Farinha de grão de bico - para misturar com as farinhas nos pães e para fazer hommus.
- Smoothies da Jasmine que estavam com um preço ótimo!

Adorei conhecer o Apanã e quero voltar mais vezes. Para endereço e mais informações acessem o site clicando aqui. Observação: o mercado possui loja virtual!

(clique na foto para ampliar)

Saindo do mercado, fomos para o nosso curso no Empório Grãos da Terra, que também é uma loja de produtos naturais localizada em Perdizes.
O curso foi ministrado pela Carina da Cooperativa Manjericão, que oferece cursos de culinária vegana em diversas cidades do país. O tema do nosso curso foi "Lanches Veganos", aprendemos a fazer pão integral, quiche de espinafre, torta folhada, patê de aveia, pão de queijo e bolo de cenoura. A Carina cedeu gentilmente para publicação aqui no blog uma das receitas que fizemos no curso, então podem aguardar que em breve vou preparar em casa e publicar para vocês.
Fiquem de olho na pan page da Cooperativa Manjericão para saber a data e local dos próximos cursos. A Carina vai viajar bastante ainda esse ano, vai passar por vários estados do Nordeste, por exemplo, então fiquem ligados! ;)

E assim acabou o meu sábado e meu passeio com a minha irmã de coração Beatriz. Foi um dia super gostoso, com altos papos e muita comida (sem lactose). Quero mais!

Beijos!

Observação: este post não é um publieditorial.

domingo, 15 de setembro de 2013

Panquecas de Banana Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos


Oi, Pessoal!

Semana passada publiquei na Fan Page o link da receita de panquecas de maçã, aveia e mel que preparei para o blog em 2011 (nossa, o tempo voou!). Fiquei com bastante vontade de repetir a receita esse final de semana, mas como é uma receita com glúten e com ovos, achei mais interessante preparar uma nova opção livre desses dois ingredientes e para diferenciar um pouquinho, usei a banana ao invés da maçã.

Como fiz a receita para comer sozinha, usei ingredientes suficiente para render apenas 4 panquecas pequenas. Se for preciso, dobrem a receita.

Eu gostei bastante do resultado, ficaram macias e saborosas! Espero que gostem!


Panquecas de Banana Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos

1 banana grande amassada
1 colher (sopa) rasa de óleo
1/2 xíc. (chá) de água ou "leite vegetal"
1/2 xíc. (chá) de quinoa em flocos
1/2 xíc. (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de farinha de arroz 
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
1/2 colher (chá) de canela em pó (opcional)
mel para servir

1. Misture todos os ingredientes.
2. Coloque 3 colheres de sopa cheia da massa em uma frigideira antiaderente pequena (se o revestimento antiaderente for dos bons, não precisa untar). Não deixe as panquecas muito finas, na foto vocês conseguem ter uma noção da espessura que deixei. Espere a panqueca secar nas bordas e formar bolhinhas na parte de cima, vire com cuidado e espere dourar. Faça o mesmo com o restante da massa.
3. Sirva em seguida com um pouco de mel.

Rendimento: 4 panquecas pequenas. 


Beijos e Ótima Semana!  S2

domingo, 8 de setembro de 2013

A Beibiane testou e a Isabella devorou!



A leitora Beibiane L. de Souza Neres testou recentemente duas receitinhas do blog. E adivinha quem se esbaldou com as receitas? Sua filha Isabella de 3 anos e 10 meses! Olha o rostinho de sapeca da Isabella! <3

A primeira receita foi a massa para salgados assados (sem lactose e sem ovos), a Beibiane fez esfihas de carne e recheou 3 com goiabada. Hummmm!

E a outra receita foi o docinho de arroz com chocolate, conhaque e café (sem lactose, sem ovos, sem glúten) que ela adaptou um pouquinho. Utilizou apenas o chocolate e o coco e passou metade dos docinhos no coco e metade no açúcar para que ficassem mais docinhos.

Muito Obrigada Beibiane e Isabella pelo carinho! Fiquei muito feliz de saber que as receitas foram aprovadas, podem continuar me mandando fotinhos que eu vou adorar!


Se você também fez alguma receita do blog e gostaria de me contar, mande e-mail para contato@diariosemlactose.com

Beijos!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Resumo da Semana #12

Olá, Queridos!

Hoje trago um apanhado de dicas de produtos que alguns leitores me enviaram:

- A Lígia Lozano, mãe do Gabriel, encontrou essa rosquinha de chocolate sem lactose da marca Parati no mercado Coop em São José dos Campos.

(Crédito Imagem: Lígia Lozano)

- A Laila Salgueiro encontrou este iogurte sem lactose e sem açúcar da marca Yla Fruit no Rio de Janeiro. São três sabores: grãos de linhaça, flocos de aveia e mel. 

(Crédito Imagem: site Ylagam)

- A Vivian Rosa deu a super dica do Chantilly sem lactose da Fleischmann agora na versão chocolate!
Ainda não achei no mercado, mas fiquei com muita vontade de provar!

(Crédito Imagem: Vivian Rosa)

- A Michelle Oliveira achou uma delícia esse biscoito sem lactose da marca Bom Biscoito. Ela disse que há mais sabores: laranja, limão, aveia...
E também deixou uma dica para quem é de Vila Velha, ES: há duas sorveterias na cidade com sabores sem lactose - a franquia 40 sabores e o Tud's.

(Crédito Imagem: Michelle Oliveira)

Dia 31 de Agosto foi o Dia do Nutricionista e também Blog Day! Recebi um presente muito bacana da Amelí Santana, do blog Culpada, Confesso. Ela indicou 3 blogs que curte muito em comemoração ao dia e o Diário foi um deles! Fiquei lisonjeada e muito agradecida por essa indicação, ainda mais por estar junto de outros dois blogs de colegas muito queridas: a Sandra Reis, do Caldeirão da Bruxa Solar e a Carla Maicá, do Cucina Artusiana.
Para ler a postagem, clique aqui


Beijos e Ótima Semana!


Observação: este post não é um publieditorial.